Os retratos no final da Idade Média
No final da Idade Média, tiveram início os primeiros
movimentos em direção ao Renascimento. Reis, príncipes, aristocratas, igreja e
a burguesia, passaram a financiar pintores, escritores, escultores, para que
eles pudessem viver exclusivamente de sua arte. Eram chamados de mecenas.
A família Médici em Florença e os Sforza de Milão, burgueses
poderosos, se destacaram como mecenas. Graças a estes patrocínios, artistas como
Leonardo da Vinci e Michelangelo, entre tantos outros deixaram obras
importantes admiradas até hoje. Agnolo Brozino foi um pintor retratista
patrocinado por Lorenzo di Médici, deixando em suas obras imagens da poderosa
família mais influente de Florença.
![]() |
Retrato de Maria di Médicis por Agnolo Bronzino. Via | https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_de_M%C3%A9dici_(1540%E2%80%931557) |
![]() |
Eleonora de Toledo por Agnolo Bronzino- 1562. Via | https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonor_de_Toledo_(1522%E2%80%931562) |
Renascimento
Durante o período Elizabetano (1550-1603) as saias eram
extremamente armadas com arcos de arame. A parte superior era um espartilho
afunilado e alongado na parte da frente com as mangas bufantes de grandes proporções.
Era um vestuário mais fechado sem uso do decote. A peça que caracteriza esse
período é o RUFO, uma espécie de gola armada de renda, arredondada, que fazia
uma volta por todo o pescoço.
Os retratos de Steven van der Meulen, pintor nascido em Antuérpia, que exerceu sua arte entre 1543 e 1563 se destacou na Inglaterra na primeira metade do reinado de Elizabeth I. Essas obras nos permite conhecer os detalhes dos estilos da corte inglesa do período. Observe a impressionante riqueza dos detalhes!
![]() |
Elizabeth I da Inglaterra. Por Steven van der Meulen. Via | https://pt.artsdot.com/@@/9DH3ZS-George-Gower-retrato-de-rainha-Elizabeth-I-o-retrato-de-Armada |
![]() |
Robert Dudley- Conde de Leicester- Por Steven van der Meulen. Via | https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Robert_Dudley.jpg |
Barroco
A partir de 1680 a moda muda e o RUFO masculino se
transforma até virar uma gola caída. O traje feminino apresentava um vestido
constituído de três saias, camisa bordada com punhos rendados, corpete com
decotes baixos.
As mangas do corpete passaram a atingir o comprimento dos
cotovelos, com os punhos franzidos da camisa visíveis. Os vestidos com caudas
longas tornaram-se moda. O retrato de Anna Josepha Monialis dá uma boa ideia
desse visual.
![]() |
Anna Josepha Monialis. Via | https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pier_Francesco_Cittadini_(attr)_Portrait_Anan_Josepha_Monialis.jpg |
Rococó
Desenvolveu-se no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715, após a morte de Luís XIV. Também conhecido como “estilo regência”, reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles.
A importância da pintura de retratos atingiu o ápice entre a nobreza nos
séculos XVIII e XIX. Paris era a capital da moda e as mulheres da Europa
aderiram ao "robe à la francaise", criado na corte real francesa.
Este modelo consistia em uma saia rodada e um corpete
rígido, e era frequentemente decorado com laços elaborados, rendas, bordados e
às vezes peles. O vestido era dividido ao meio para formar uma abertura em V na
saia que permitia que as anáguas aparecessem, criando a impressão de abundância
de tecido e material. Abundância de tecidos e materiais eram sinônimo de
riqueza.
Francois Boucher tornou-se um pintor da moda: em 1715 o Rei Luis XV, nomeou-o pintor
da Corte e a partir desse momento concebeu numerosas
obras-primas em que retratava variados membros das cortes francesa e italiana e
de famílias reais. Os retratos de Jeanne-Antoinette Poisson, Marquesa de
Pompadour a amante mais famosa do rei, mostram a extravagância dos seus vestidos
luxuosos. Eles representavam seu poder e bom gosto e servia como
propaganda dos melhores tecidos da seda francesa.
![]() |
Marquesa de Pompadour | por Françoise Boucher-1750 Via | https://uploads5.wikiart.org/images/francois-boucher/the-marquise-de-pompadour.jpg!HalfHD.jpg |
Maria Antonieta
Maria Antonieta também tinha sua retratista preferida. Elisabeth Vigée Le Brun, chegou à corte francesa graças às suas amizades
com pessoas influentes, e imortalizou a excêntrica rainha, conhecida por sua
extravagância não só nos vestidos como em seu estilo de vida. Em 1770 os Os
paniers, davam à saia o formato do quadril, tornaram-se cada vez mais largos, e
as mulheres da sociedade também preferiam esses penteados imponentes lançados por Maria Antonieta.
![]() |
Maria Antonieta em "Traje de Corte" por Elisabeth Vigée Le Brun- 1778 |
Em 1783, Maria Antonieta pousou
para um retrato de Elisabeth Vigée le Brun usando um vestido criado por sua estilista pessoal, Rose Bertin nomeada
"Ministra da Moda". O vestido era feito de musseline branca, tecido então usado nas
peças "de baixo", com uma rosa na mão e usando chapéu de palha de aba
larga. A simplicidade do vestido em contraste com os modelos extravagantes que
usava causou indignação e pintura teve que ser removida da exposição. Em tempo
recorde, Le Brun pintou outro retrato muito semelhante, porém com um visual
adequado às exigências da corte.
![]() |
Maria Antonieta em vestido de musselina. Elisabeth Vigée le Brun - 1783 |
![]() |
Maria Antonieta por Elisabeth Vigée le Brun- Salão de Paris |
Século XIX
O século XIX
começou com mudanças drásticas na moda em relação aos estilos anteriores. A
Revolução Francesa trouxe à tona modas que vinham surgindo desde a década de
1780. O estilo neoclássico passou a definir a moda, com homens e mulheres se
inspirando na antiguidade clássica.
O "robe à la
française" de três peças havia acabado, os "paniers"
desapareceram e as roupas femininas agora eram confortáveis. A silhueta de
cintura alta em musselina leve era o estilo dominante, enquanto os homens elegantes
buscavam nos alfaiates britânicos um visual novo e refinado.
Os retratos do pintor francês François Pascal Simon Gérard,
Barão Gérard são notáveis pela simplicidade e por expressões reais, bem
naturais. A partir destes retratos podemos ver o estilo leve e simples da
virada do século. Seu retrato mais famoso é "Madame Récamier', de 1802.
![]() |
Madame Recamier - Por Françoise Pascal Simon Gérard- 1801 |
Neo Rococó
Esta simplicidade
não demorou muito. Logo voltaram os espartilhos apertados e nas décadas de 1820
e 1830, as mangas bufantes estavam na moda. Este estilo ficou conhecido como
Neo-Rococó, com as formas do Rococó retornando adaptadas, principalmente para o
guarda-roupa feminino, com predominância das cores claras e, o uso da crinolina
a partir de 1840.
O retrato
"Imperatriz Eugéne e suas damas de companhia", pintado em 1855 por
Franz Xaver Winterhalter, - o pintor germânico preferido da realeza europeia
durante o séc. XIX-, mostra com riqueza de detalhes o estilo Neo Rococó.
![]() |
"Imperatriz Eugénie e suas damas de companhia"- 1855 por Winterhalter. |
Ainda no Século XIX, por volta de 1870, a crinolina
desapareceu do guarda-roupa para dar lugar à anquinha, o que dava volume ao
vestido apenas na parte de trás. A parte da frente era relativamente justa, o
que inicialmente foi considerado impróprio.
Jacques Joseph
Tissot, pintor e ilustrados francês, fez sucesso na sociedade parisiense, antes
de se mudar para Londres em 1871. Se tornou famoso por pintar mulheres
elegantemente vestidas em cenas da vida cotidiana. São estas pinturas que nos
mostram o estilo do período final do Séc. XIX.
![]() |
James Tissot - 1887. Via | https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Tissot#/media/Ficheiro:James_Tissot_-_The_Gallery_of_HMS_Calcutta_(Portsmouth).jpg |
A invenção da fotografia, no final do século XIX, se popularizou a partir de 1888, com a Kodak introduzindo a câmera tipo
"caixão" e filmes substituíveis. Assim, todos podiam tirar suas próprias
fotos sem precisar de fotógrafos. Com isso, os retratos chegaram ao fim, mas
deixando um importante legado para quem estuda a história da moda e das
sociedades de um modo geral.
E por hoje é isso. Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo.
Obrigada pela visita. Você sempre bem-vindo por aqui. Aproveita e segue o blog nas redes sociais. Sempre tem novidades por lá. Ative o sininho para ser notificado quando novos conteúdos forem publicados.
Créditos:
Imagem da capa:
https://www.metmuseum.org/art/collection/search/438546
Fontes de Texto:
A moda na Idade Moderna – Rococó – EstiloCult
Roupas na Era Elisabetana - Enciclopédia da História Mundial
Madame de Pompadour – 1759 | Historic Style